📑 O conforto paralisante dos formatos | O Compilado #171
A edição 171 de O Compilado mostra também um duelo sinistro de sabres (de luz) e links para se perder na internet.
O Compilado é uma publicação esporádica: sem data para chegar, mas com dicas pensadas especialmente para pessoas curiosas (e nerds). Assine nossa newsletter, comente e apoie o conteúdo!
Dentro do quadrado 🎧
O Cris Dias, do podcast Boa Noite Internet, mandou mal. Vacilou. Traiu o movimento. No lançamento da terceira temporada, ele teve a pachorra de mudar o formato do programa. O que antes era (segundo o próprio Cris) uma "palestrinha" sobre algum tema, agora virou um programa de entrevista.
Impensável. Pecaminoso. Imperdoável. Bom, vou deixar a fleuma e as hipérboles de lado para reconhecer que o problema é outro. Não é você, Cris, sou eu. Tem a ver com mudança de expectativa e resistência a mudanças.
Sendo bem justo (e falando sério agora), o podcast continua com a qualidade de sempre, mas passada de outra forma. Os convidados são interessantes, os assuntos são mais aprofundados… Só que eu prefiro a embalagem antiga, talvez por comodismo ou preguiça de entender as mudanças.
Isso fala muito do tempo atual. Em uma sociedade cada vez mais nichada, a gente não só quer garantir uma zona segura, mas exigir que ela fique cada vez mais estática. O conforto sem esforço virou a fortaleza de muita gente, até mesmo de quem se preocupa em sair da própria bolha.
Está errado gostar das coisas de um jeito específico agora? Está não. Mas pare e pense: o quanto isso é uma escolha consciente? Será que o bombardeio de sugestões dos algoritmos, dia após dia, não está condicionando a gente a salivar toda vez que ouve a sineta de Pavlov?
Quando essas quebras quase banais de expectativa incomodam (mesmo que seja só uma coceirinha), a gente costuma questionar coisas bem maiores. Nessa crise de meia-idade, erros e acertos vão rolar. Adaptações acontecerão e até desistências, se as diferenças forem irreconciliáveis.
Essa newsletter, inclusive, já teve vários formatos, então fica a mea culpa de tentar fazer diferente e ver o que funciona. Quanto ao Boa Noite Internet, enquanto houver amor (do emissor e do receptor) haverá retorno. As coisas boas também chegam de formas inesperadas.
Toma essa, seu Sith ⚔️
Um inesquecível duelo de sabres de luz feito por fãs.
Script nerd 📜
Como o Angry Video Game Nerd produz roteiros.
Fim da Linha 🔗
+ Como assistir centenas de filmes gratuitos no YouTube.
+ Descubra apps gameficados para vários tipos de atividades.
+ Ferramentas gratuitas (e online) para quase tudo que precisar.
+ Artista se coloca em capas de álbuns famosas.
+ Floor796, um mosaico animado em pixel art.