The Red Cathedral, construa e decore andares da Catedral de São Basílio | O Compilado Joga 🎲
A Catedral de São Basílio precisa ficar pronta ou os construtores enfrentarão a fúria de Ivan, o Terrível. Mas será que The Red Cathedral tem boas fundações para garantir uma jogatina divertida?
Ficha do Jogo
Número de jogadores: 1 a 4
Idade recomendada: 10+
Duração da partida: 60 minutos
Fabricante/Editora: Devir/Devir Brasil
*Uma cópia do jogo foi gentilmente cedida pela editora para esta resenha.
As Regras
Os jogadores podem realizar uma destas três ações: atribuir uma seção da catedral, enviar recursos para essa seção para construí-la ou ir ao tabuleiro obter mais recursos. Quando as seções da catedral são atribuídas, os jogadores tomam posse dos espaços em cada uma das colunas. Os jogadores podem enviar recursos para as seções da catedral que reivindicaram.
Ao completar cada uma delas, recompensas em dinheiro e pontos de prestígio são ganhos. Eles também poderão instalar decorações nas seções concluídas para obter ainda mais reconhecimento do czar. Quando um jogador completar a sua sexta seção, isso traz o fim do jogo. Ganha quem conquistar mais pontos de prestígio.
A Jogatina
A caixa pequena de The Red Cathedral esconde um jogão rico em tema e estratégia. As cores pastéis do tabuleiro contrastam com a colorida catedral e os dados de recursos. O tema está lá, traduzido tanto na arte como nas mecânicas. E como ele fica evidente no correr do jogo.
Os construtores precisam balancear a obtenção e o transporte de recursos, sempre de olho na pontuação e nos adversários. Apesar de algumas premissas, entender as três ações é fácil. Durante a primeira partida já dá para ver o que fazer para ganhar e como atrapalhar os outros jogadores a pontuar.
Na nossa mesa ficamos na versão básica das regras. Mas, para que gosta de mais opções, existe também uma versão avançada (e um modo solo bem bacana). O legal é ver a evolução das jogadas: o começo meio tímido acaba virando uma disputa de bloquear, construir e decorar bem intensa, antes que a partida acabe.
Talvez a única reclamação que dê para fazer de The Red Cathedral seja o tabuleiro de cada jogador, ele poderia ser mais grossinho. E (mas aí é mais um ponto de atenção para os jogadores) sempre lembrar de rolar os dados após pegar os recursos. O jogo até demorou um pouquinho para ver mesa, mas não cometemos mais esse pecado.
Construir a catedral vermelha mostrou ser um projeto recorrente nas nossas jogatinas, seja pela fluidez nas regras ou pela construção apertada em dois jogadores (como é costume na nossa mesa). Estamos ansiosos pela expansão Contractors, mas só o jogo base já conseguiu manter nosso interesse em alta.
+ Pontos positivos
Mecânica bem ligada com o tema.
Parece complicado, mas é fácil de pegar o jeito.
Possui modo solo e avançado.
# Pontos de atenção
Tem um visual mais “euro”, podia ser mais colorido.
É fácil esquecer de rolar os dados após pegar os recursos.
- Pontos negativos
Tabuleiro do jogador poderia ser mais grosso.
O Compilado é uma publicação semanal construída com histórias e dicas (novas e consagradas) para agradar quem é curioso. Mas a gente também é uma publicação com análises sobre jogos de cartas e tabuleiros, novos e antigos. Assine nossa newsletter, leia reviews, comente, apoie o conteúdo e conheça o perfil no Instagram. 🎲