Nova Luna, um puzzle gostoso de disputar (e fazer combos)
Tabuleiro abstrato apresenta ótima produção e uma jogatina fácil de colocar na mesa.
Se você já jogou Nova Luna, sabe que ele é um jogo de puzzle bonito, rápido e divertido de jogar. Mas será que é tudo isso mesmo? Vem com a gente conferir mais sobre esse abstrato:
Ficha do Jogo
Número de jogadores: 1 a 4
Idade recomendada: 8+
Duração da partida: 60 minutos
Fabricante/Editora: Edition Spielwiese/FunBox Editora
*Uma cópia do jogo foi gentilmente cedida pela editora para esta resenha.
As Regras
Em cada rodada, o jogador deve decidir qual nova peça da roda da lua coloca na área de jogo individual. Cada adição traz uma nova tarefa para cumprir. É preciso colocar blocos da cor correta adjacente à tarefa que deseja concluir (o que traz ainda mais tarefas a fazer). Para cada tarefa resolvida, coloque um dos marcadores de jogador nela. Seja o primeiro a colocar todos os marcadores e conquiste Nova Luna.
A Jogatina
Para quem gosta de jogos temáticos, pegar um abstrato e se divertir pode ser desafiador. Em Nova Luna, essa tarefa fica bem fácil. O tabuleiro funciona como um quebra-cabeça. Em cada rodada, os jogadores tentam otimizar a posição das peças para cumprir as exigências de cada tarefa.
A interação entre os jogadores se limita a atrapalhar pegando uma peça que facilitaria um combo alheio. O jogo se resolve na frente de cada um. E quem fizer isso primeiro, ganha a partida. Apesar desse desafio quase solitário, cada partida passa bem rápida e é fácil de ensinar para novatos.
Quem tiver mais experiência vai saber aproveitar melhor as possibilidades. O desafio está em planejar bem as ações e mitigar as interferências. Mesmo aceitando até quatro jogadores, os confrontos mais disputados por aqui foram nas jogatinas com duas pessoas. Acho que fica mais fácil prestar atenção no jogo do outro.
A variedade de peças deixa o objetivo sempre dinâmico, não tivemos a sensação de “fazer a mesma coisa” toda partida. Nova Luna também tem um divertido modo solo, bem no estilo de fazer menos pontos possíveis. Se você curtir abstratos, otimização de peças e um bom desafio, Nova Luna merece um espaço no seu acervo.
+ Pontos positivos
Rápido e fácil de entender.
Bastante desafiador, exige um bom planejamento.
Possui versão solo.
# Pontos de atenção
Roda melhor com duas pessoas.
- Pontos negativos
Quase nenhuma interação entre os jogadores.
O Compilado é uma publicação com análises sobre jogos de cartas e tabuleiros, novos e antigos. Assine nossa newsletter, leia reviews, comente, apoie o conteúdo e conheça o perfil no Instagram. 🎲