Mandala Stones, as pedrinhas zen causadoras de treta | O Compilado Joga 🎲
Um jogo com lindas pedras de mandala, colunas coloridas e uma marcação cerrada na mesa. Mandala Stones é bom para acalmar ou deixa todo mundo com sangue nos olhos? Confira na nossa análise:
Ficha do Jogo
Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 10+
Duração da partida: 30 minutos
Fabricante/Editora: Board & Dice/FunBox Editora
*Uma cópia do jogo foi gentilmente cedida pela editora para esta resenha.
As Regras
Em seu turno, escolha pegar ou marcar pedras. Para pegar, mova um artista para um local e colete todas as pedras adjacentes que tenham o mesmo padrão (e não sejam adjacentes a outro artista). Empilhe as pedras coletadas e coloque esta torre em um espaço vazio no seu tabuleiro de jogador.
Para pontuar, remova uma cor que aparece nas pedras do topo, de pelo, menos duas torres no tabuleiro de jogador. Ou retire qualquer número de pedras do topo para ganhar 1 ponto por pedra removida. As peças vão para a mandala central compartilhada, que pode dar pontos extras e também indica o fim da partida. Nesse momento, cada jogador escolhe uma das duas cartas de objetivo secreto para ampliar a pontuação.
A Jogatina
Mais um exemplo jogo lindo de montar e colocar na mesa, Mandala Stones apresenta regras simples e (quase) intuitivas. Ter duas ações principais facilita bastante, apenas a questão da ordem de recolher as pedras pode confundir no começo. Por aqui, recolhemos as peças no sentido anti-horário para facilita o entendimento e a montagem da torre.
Como todo bom tabuleiro, o principal desafio é otimizar a pontuação com as poucas opções disponÃveis. Apesar de exigir uma reflexão antes de jogar, sofremos pouco com a paralisia de análise. As rodadas só não foram mais rápidas porque os desenhos de mandala nas peças não são muito diferentes. Sempre checamos para ver se está tudo certo.
Outro ponto positivo são os objetivos secretos. Equilibrar o que pegar para pontuar logo e o que guardar para garantir pontuação extra deixa o jogo bem emocionante. Mas nada que deixe o jogo pesado em tática. Aliás, esse é um ponto importante: Mandala Stones foi feito para ser uma disputa franca, mas bem leve.
O confronto entre dois jogadores é interessante, mas o tabuleiro ganha mais emoção com mais gente na mesa. Os tabuleiros de jogador e o central são bem finos, mas as pedras são de ótima qualidade. Se quiser um jogo tático, com duração rápida e para toda a famÃlia, achamos Mandala Stones uma boa opção.
+ Pontos positivos
Regras fáceis de entender.
Fica lindo na mesa.
Jogatina ágil e com bons objetivos secretos.
# Pontos de atenção
Recolher as peças em ordem inversa é meio chatinho.
Desenhos de mandala nas peças confundem um pouco.
- Pontos negativos
Jogo é bem leve, pode não agradar grupos mais experientes.
Roda melhor com mais jogadores.
Tabuleiros poderiam ser mais grossos.
O Compilado é uma publicação semanal 2 em 1: compartilhamos dicas para quem é curioso (e nerd). E também analisamos jogos de cartas e tabuleiros, em edições separadas. Assine nossa newsletter, comente, apoie o conteúdo e conheça nosso perfil no Instagram!