📑 A saída de Star Wars é se levar a sério? | O Compilado #175
A edição 175 de O Compilado mostra também porque o seriado O Urso é irresistível e links para se perder na internet.
O Compilado é uma publicação esporádica: sem data para chegar, mas com dicas pensadas especialmente para pessoas curiosas (e nerds). Assine nossa newsletter, comente e apoie o conteúdo!
Não force a Força ✨
Ahsoka começou como uma personagem (um pouco irritante) no ainda instável desenho Star Wars: Clone Wars. Ao longo das temporadas, a padawan de Anakin Skywalker ganhou espaço, profundidade e se tornou uma das (quase) jedi mais queridas dos fãs.
Então, como anda sendo a regra da franquia após a compra pela Disney, ela foi trazida de volta. Em carne, osso e cabelos em trombas. Primeiro, em uma participação impressionante no seriado O Mandaloriano. E, agora, no sisudo Ahsoka, também no Disney+.
Apesar de ser quase uma continuação da ótima animação Rebels, a produção carrega o tom de Andor, um dos melhores seriados baseados em Star Wars. Você sente o peso dos silêncios, dos traumas implícitos e das lutas mais táticas, quase saídas de um filme do Kurosawa.
É uma boa limpeza de palato. Ao invés de tentar explicar cada personagem, localidade ou poder, Ahsoka traz de volta aquela aura de mistério e surpresa da trilogia original de Star Wars. As piadinhas são raras e bem encaixadas (ouviu, Marvel?).
Dito isso, o seriado tem a assinatura explícita de Dave Filoni (para o bem e para o mal). A parte boa (e muito boa) é como ele respeita e expande a narrativa cânone, puxando de criações do agora chamado selo Legends (ou seja, tudo que foi criado em livros, quadrinhos e afins entre a trilogia original e os filmes 1, 2 e 3).
O vilão Grande Almirante Thrawn veio de lá, por exemplo. Filoni é um defensor e um catalogador de conhecimentos, talvez o maior nerd sobre a história da franquia trabalhando lá dentro. A parte ruim é a ainda inconstante direção, com problemas de ritmo e foco (embora esse aspecto tenha melhorado muito em Ahsoka).
Fazer uma resenha sem terminar a temporada (esse texto saiu após o quarto, de seis episódios) é arriscado, mas esse texto se propõe mais em ser uma análise dos rumos da franquia. Se continuar pelo tom de Andor e Ahsoka, Star Wars tem chance de recuperar o interesse de fãs antigos e atrair a atenção dos novatos.
Clipes que deveriam virar série 🌈
Coisa linda essa animação da música Colors.
O urso que não nos larga 🐻
Sabia o porquê do seriado The Bear alugar um apê na sua cabeça.
Fim da Linha 🔗
+ Uma coletânea de quadrinhos publicada em cartas de baralho.
+ Jogue um remake de Wipeout (direto no navegador).
+ Personagens Disney reimaginados (pela IA) como lutadores de Street Fighter.
+ RetroFlix, um streaming gratuito de audiovisuais em domínio público.
+ Bons filmes, se fossem capas de livros…
Últimas edições 🔖