Nossa primeira análise na Ludopedia foi publicada em setembro de 2020. Desde então, foram mais de 60 resenhas de diversos gêneros de jogos de tabuleiro. Esta minissérie “revisa o review” das seis primeiras dezenas e indica o que ficou e o que foi embora do nosso acervo (e o porquê). Vamos lá:
Back to the Future: Back in Time, uma viagem no tempo com dados
Status: no acervo
Por aqui, jogos de dados com a mecânica do Yathzee/King of Tokyo fazem muito sucesso. Back to the Future mistura isso com uma partida cooperativa bem dinâmica e um tema irresistível. Mais que recomendado.
Hanabi, um espetáculo com cartas invertidas
Status: no acervo
Hanabi não vê tanta mesa, mas ainda diverte. Um jogo cooperativo apenas com cartas que mantém a tensão desde a primeira partida. Também é uma ótima opção para apresentar a novatos e jogar partidas seguidas.
Colors of Paris, um gerenciador de ateliê
Status: trocado
Uma ótima produção, com um belo rondel de ações, além de cartas e componentes lindos. Colors of Paris não ficou no acervo por conta de uma bela troca. Apesar do final da partida poder ser abrupto, ainda é um bom jogo para quem curtir o tema.
Under Falling Skies, um Space Invader em tabuleiro
Status: trocado
Esse ótimo jogo solo deixou nosso acervo em uma troca irrecusável. Under Falling Skies contém uma campanha sólida, componentes bonitos e uma mecânica excelente. Mas jogos exclusivamente solos acabam não vendo tanta mesa por aqui.
Hagakure, um embate entre aldeões e samurais
Status: no acervo
Uma vaza de cartas rápida, Hagakure vê mesa menos do que deveria por aqui, mas é uma opção acessível para novatos e veteranos. Sem falar na bela arte e cartas em formato tarô, o que valoriza esse jogo de poucos componentes.
Futboard, um futebol tático no tabuleiro
Status: no acervo
Outro bom board game que merece mais mesa, Futboard traz mecânicas de fácil entendimento e boas opções de times. Nossa versão é do financiamento coletivo, que ajuda nessa variedade. Se tivesse miniaturas, o jogo seria irresistível.
Overboss, um jogo para construir reinos de pixels
Status: no acervo
Irmão mais novo de Boss Monster, Overboss sai na frente por trazer uma mecânica mais redonda e intuitiva. Além de muitas opções de terrenos e monstros para coleção de conjuntos, a jogatina é mais direta e possui uma identidade visual atraente demais.
Rallyman GT, um tabuleiro para correr com dados
Status: no acervo
Um dos jogos preferidos de corrida do nosso acervo, Rallyman GT rende campeonatos e corridas avulsas com frequência. Um ótimo tabuleiro de testar a sorte, com disputas intensas e marcantes. Se não tem ainda, corre atrás.
Camisa 12, um tabuleiro sobre a torcida no estádio
Status: no acervo
Camisa 12 é aquela mistura boa de tema inusitado, facilidade de entender as regras e uma leve assimetria que faz a diferença. Esse sempre vê mesa e oferece muita rejogabilidade pela variedade de poderes de times. Só falta eu ganhar uma partida…
Kanagawa: Yokai, uma expansão com maldição
Status: no acervo
Kanagawa é um dos queridinhos da casa e a expansão trouxe ótimas novidades. Os dois baralhos novos oferecem uma jogatina renovada e os Yokai tornam a disputa mais tensa. Uma ótima expansão para um jogo redondinho.
Confira as outras partes publicadas dessa minissérie:
60 reviews: veja quais jogos ainda continuam no acervo (Parte 1/6)
60 reviews: veja quais jogos ainda continuam no acervo (Parte 2/6)
60 reviews: veja quais jogos ainda continuam no acervo (Parte 3/6)
60 reviews: veja quais jogos ainda continuam no acervo (Parte 4/6)
O Compilado é uma publicação semanal 2 em 1: compartilhamos dicas para quem é curioso (e nerd). E também analisamos jogos de cartas e tabuleiros, em edições separadas. Assine nossa newsletter, comente, apoie o conteúdo e conheça nosso perfil no Instagram!