60 reviews: veja quais jogos ainda continuam no acervo (Parte 3/6)
Esta minissérie vai “revisar o review” das seis primeiras dezenas e indicar o que ficou e o que foi embora do nosso acervo (e o porquê)
Nossa primeira análise na Ludopedia foi publicada em setembro de 2020. Desde então, foram mais de 60 resenhas de diversos gêneros de jogos de tabuleiro. Esta minissérie vai “revisar o review” das seis primeiras dezenas e indicar o que ficou e o que foi embora do nosso acervo (e o porquê). Vamos lá:
Azul, um ótimo abstrato de montar azulejos
Status: no acervo
Esse clássico abstrato ganhou mais idas à mesa com a adição das peças promocionais de fábricas e peças coringas. Azul continua agradando e merece espaço em qualquer acervo.
Drakkar Tum Tum, um batuque no ritmo dos vikings
Status: no acervo
Temos poucos jogos de ritmo e um deles sempre traz partidas divertidas. Drakkar Tum Tum tem boa variedade de desafios e ainda causa situações hilárias quando tudo começa a dar errado. Um jogo que continua bom, mesmo quando somos derrotados, é um achado.
Metro, um jogo para bagunçar caminhos
Status: no acervo
O jogo de trem que, na verdade, é de trilhos, não vê tanta mesa mais. Quando vê, os módulos de expansão entram juntos para dar um sabor na jogatina. Deixamos no acervo para mostrar o jogo para iniciantes ou em um dia de jogatina mais leve.
Gizmos, uma máquina de combos colorida
Status: trocado
A maquinha de pontos tem uma mecânica sólida, mas acabou ficando bem evidente o papel da experiência dos jogadores. Quem jogou antes consegue concatenar bem melhor os combos e isso diminuiu a graça do jogo por aqui.
Sushi Go, um jogo de cartas saboroso
Status: trocado
Foi embora a versão básica, mas entrou o sucessor Sushi Go Party. Além de ter mais opções no menu, a continuação permite emular o Sushi Go original. Some a isso um tabuleiro para marcar os pontos e a troca valeu muito a pena.
Raids, uma corrida combativa entre vikings
Status: trocado
Como board game, Raids é bonito demais. Componentes de madeira e metal, tabuleiro comprido e ótima visualização dos elementos. Tem uma boa e simples mecânica de coleção de peças, mas acabou não vendo tanta mesa com o tempo.
Pandemic, um clássico co-op para salvar o planeta
Status: no acervo
Como cooperativo, Pandemic ainda reina em nossa mesa. Para os mais novos, o jogo base é suficiente. Na jogatina dos adultos, as expansões fazem a diferença e dão mais sabor a esse clássico imperdível.
Little Town, um tabuleiro para construir (e disputar) cidades
Status: trocado
Outro ótimo jogo de alocação de trabalhadores, perfeito para iniciantes. Com o tempo, Little Town perdeu espaço para outros concorrentes do gênero e acabamos trocando pela continuação do IceCool.
Draftosaurus, um jogo para criar parques com dinossauros
Status: no acervo
Esse draft com miniaturas de dinossauros é um dos preferidos do gênero no nosso acervo. Com as expansões, Draftosaurus vê ainda mais mesa e torna a jogatina bem disputada, sem ser estressante.
Lhama, um card game para relaxar com a família
Status: no acervo
Perfeito para jogar com visitas e novatos, Lhama de vez em quando aparece na jogatina. Mesmo assim, esse jogo de cartas rápido e colorido merece espaço no acervo. Colocamos quase sempre a promo Lhama Sem Drama, para tornar o jogo menos punitivo.
Confira as outras partes publicadas dessa minissérie:
60 reviews: veja quais jogos ainda continuam no acervo (Parte 1/6)
60 reviews: veja quais jogos ainda continuam no acervo (Parte 2/6)
O Compilado também é uma publicação com análises sobre jogos de cartas e tabuleiros, novos e antigos. Assine nossa newsletter, leia reviews, comente, apoie o conteúdo e conheça o perfil no Instagram. 🎲